quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O Papel do Aluno

No processo de aprendizagem, é de primeira importância o papel do (a) aluno (a).
Por mais que o professor, os companheiros de classe e os materiais didáticos possam, e devam, contribuir para que a aprendizagem se realize, nada pode substituir a atuação do (a) próprio (a) aluno (a) na tarefa de construir significados sobre os conteúdos de aprendizagem. É ele quem modifica, enriquece e, por tanto, constrói novos e mais potentes instrumentos de ação e interpretação.
Espero que você busque , ensaie, confronte, discuta, troque, coloque em pauta o que sabe e transforme seu saber, na interação com os objetos de conhecimento, com os colegas e com a professora.
Para que isso ocorra, a autoavaliação deve estar presente na sua vida. Há a necessidade de comprometimento com a construção e o aprimoramento do seu próprio saber. Com o objetivo de que essa atitude seja de fato incorporada a você, veja alguns critérios que podem ser observados:
-Desenvolvimento da habilidade de ler os diversos tipos te textos que circulam socialmente e que, para isso interiorizem diferentes estratégias de leitura.
-Produzir testos escritos de diferentes tipos e gêneros, tendo em vista as diferentes situações que se apresentam, os diferentes públicos a que se destinam e os diferentes objetivos a que se propõem.
-Interiorizar conceitos gramaticais que contribuam para a legibilidade de seus textos e para que a intenção de dizer se concretize no dizer.
-Compreender conceitos gramaticais como recursos que permitam conseguir diferentes efeitos no sentido.
-Representar graficamente as palavras segundo as normas vigentes.
-Produzir textos orais adequados a variadas situações sociais, já que essa é uma instância muito importante da vide em sociedade, portanto não pode ser menosprezada.

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